Saber Falar em Público no setor Bancário

[Total: 2    Average: 5/5]
O setor bancário é uma das principais áreas de negócio que contribui para o crescimento económico de um país. Sendo este setor responsável por todas as transações financeiras que ocorrem numa empresa, é necessário existirem pessoas com as capacidades comunicacionais altamente desenvolvidas. A comunicação na banca é fulcral se queremos manter ou estabelecer uma relação de confiança com os clientes e funcionários, já que esta funciona como intermediário entre depósitos e canais de depósito das atividades do mercado.

Para que o discurso seja bem-sucedido, a mensagem que está por detrás deve ser transmitida com clareza para a audiência. Se pretendemos que um cliente invista o seu capital no nosso banco, é preciso que o discurso seja firme, impactante, e credível. Mostrar insegurança ou pouca certeza da informação que está a transmitir, não levará o seu negócio para a frente.
Tanto a nível corporate como standart, o discurso deverá ser sempre idêntico uma vez que o objetivo é angariar mais e mais clientes, assim como expandir a reputação da empresa. Neste sentido, devemos optar por adotar uma postura de:

1. Naturalidade;
2. Credibilidade;
3. Demonstrar conhecimento;
4. Ter uma conduta pessoal exemplar.

Sendo a confiança a maior dificuldade no setor bancário, tanto para B2B como para B2C, é preciso que os colaboradores estejam aptos a passar uma mensagem credível e dispostos a estabelecer uma relação de confiança com os clientes.

“Para transmitir adequadamente uma mensagem é preciso desenvolver uma estratégia de comunicação empresarial. É preciso levar em conta três fatores: determinar os objetivos da comunicação; decidir os recursos que serão utilizados e diagnosticar a reputação da organização.” (ARGENTI 2006)

A comunicação e saber falar em público no setor bancário, são essenciais se pretende ter sucesso no seu negócio, estabelecer parcerias e angariar novos clientes.