Quando não deverá usar o PowerPoint

[Total: 2    Average: 5/5]
O uso do PowerPoint tem sido recorrente na maior parte das apresentações, mas nem sempre representa uma mais-valia para o orador. Se preparar um discurso motivacional o seu objetivo será influenciar a audiência para fazer algo. Normalmente neste tipo de discursos é necessária pouca informação, logo a sua necessidade de diapositivos será reduzida. Para além de que ao tentar persuadir a plateia terá de criar um contacto visual mais profundo, que poderá ser quebrado pela utilização de suportes, como o PowerPoint.


Se não teve oportunidade de treinar a sua apresentação com a ajuda do PowerPoint o nosso conselho é que não o utilize. Os diapositivos têm como função ajudar o orador na sua apresentação e reforça-la, o que não acontecerá caso não se sinta 100% confortável e conheça o PowerPoint de cor. Todas as ajudas que podemos utilizar ocupam-nos tempo no nosso discurso e esta é mais uma das razões pelas quais não deverá utilizar nem o PowerPoint nem outro suporte caso não esteja totalmente preparado. Poderá não ter tempo para acabar a sua apresentação o que seria para si e para quem o ouça uma frustração.

Para usar o PowerPoint deverá ter em atenção as condições da sala ou auditório onde fará a apresentação, de modo a perceber se todas as pessoas conseguirão ver os diapositivos. Caso opte pela sua utilização poderá guiar-se pela regra 6×6 que estabelece que cada diapositivo não deverá conter mais do que seis palavras por linha, nem mais do que 6 linhas por slide. Por um lado, garante que passa mais informação à audiência do que aquela que ela vê e por outro lado o seu discurso não se torna aborrecido nem entediante. Esta é uma forma de mostrar que sabe do que está a falar e que se sente à vontade no seu discurso.

Utilize ajudas visuais que reforcem o seu discurso e o ajudem a brilhar. Antes da sua utilização reflicta sobre a sua relevância, ou seja, se são fundamentais para passar a mensagem e se é exequível, isto é, se o espaço tem condições que lhe permitam tais ajudas visuais.