Como quebrar o gelo

[Total: 3    Average: 3.7/5]
Tentar quebrar o gelo no início da apresentação é uma das maneiras mais eficazes de conseguir gerar uma empatia com a audiência. Consegue aumentar a receptividade à mensagem, encorajar participações e ajudar a plateia a descontrair.

As formas de o conseguir poderão variar muito, entre adoptar uma postura mais humorística, divertida ou pensativa. Um truque comum é através de jogos em que os participantes revelam algo pessoal ou novas formas de as pessoas se darem a conhecer.

Para decidir qual a actividade que fará mais sentido para quebrar o gelo terá de ter em consideração o tempo disponível. Se o discurso for muito longo poderá não haver tempo, por outro lado se for curto poderá fazer um exercício interactivo com a plateia. A quantidade de pessoas que o estarão a ouvir também é outro critério fundamental para a escolha da actividade.

Damos-lhe algumas ideias de exercícios para quebrar o gelo:

1. Cada participante revela três coisas sobre o próprio, sendo que apenas duas serão verdade. Os outros terão de adivinhar qual não é verdadeira e apresentar alguma justificação.

2. Escreva as palavras “Concordo”, “Não concordo”, “Concordo totalmente”, “Discordo totalmente” e coloque-as em quatro pontos distintos da sala. Depois faça uma afirmação, como por exemplo “Falar em Público é fácil” e peça aos participantes para se moverem para o sítio na sala onde se encontra a sua opinião. Pode dar o início de um debate.

3. Peça a cada participante para se apresentar através de desenhos, sem letras nem números, em que informará os outros sobre o seu nome e as informações que considerar mais importantes de acordo com o tipo de evento.

4. Entregue uma lista de cinco entre dez tópicos com características que as pessoas terão de encontrar noutros participantes. Poderá ser terem nascido no mesmo mês, viverem na mesma cidade ou conduzir o mesmo modelo de carro.

5. Um exercício muito comum é começar alguém a contar uma história ao ouvido de outro participante e este contará a outro e assim por diante. Quando se chegar ao último participante, este deverá recontar a história em voz alta.