Como projetar a voz

[Total: 4    Average: 5/5]
Uma questão que deve estar atento é à projeção da voz. Mais uma vez, a importância do treino é notória! Ao praticar em frente a um grupo pequeno perceberá se o volume da sua voz é eficaz, conseguindo que a mensagem que pretende transmitir seja audível para os seus ouvintes.

A audiência poderá ter dificuldades em ouvi-lo quando:

  • Não souber utilizar a voz de forma adequada para projetar numa determinada sala;
  • O nervosismo impeça que a voz seja projetada no volume indicado;
  • Evita o contato visual.

Projetar corretamente a voz é a solução para estes casos!

Dicas:

  • Visite o local onde fará a apresentação sempre que possível e coloque-se em lados opostos da sala. Peça ajuda a um amigo para este lhe indicar se o volume com que fala nos diferentes pontos do espaço são os indicados para que consiga ser ouvido corretamente. Caso não consiga visitar o local, tente descobrir as dimensões do local e faça o mesmo exercício num espaço com dimensões semelhantes.
  • Não deixe que os nervos o façam falar muito alto ou muito baixo. Se estiver a discursar e perceber que os seus ouvintes poderão estar a discordar do que está a dizer, não se sinta intimidado. Faça a sua entrega sem medos. Nem todos os ouvintes concordarão com o que está a apresentar, por isso, concentre-se no seu objetivo e sobretudo, mantenha o seu volume de voz.
  • Mantenha um contato visual. Quando falamos diretamente com alguém adaptamos o volume vocal. Se mantiver um contato visual (contudo, não exagerado) com a audiência, para além de facilitar a transmissão da mensagem e aumentar a sua credibilidade no assunto que está a expor, poderá perceber se esta o está a ouvir e em que volume deverá projetar a voz.