Como escrever um discurso ideal

[Total: 2    Average: 5/5]
Captar a atenção da audiência no início de um discurso é fundamental, e para isso a introdução deverá criar impacto. Pode utilizar ajudas visuais ou humor, caso vão ao encontro do conteúdo do discurso.

Sempre que é designado para apresentar um discurso, deve reflectir sobre as seguintes questões: “O que é que eu vou entregar?” “O que devo utilizar para garantir um grande discurso?”. Aperceber-se-á que tudo isto depende da audiência e do objetivo do seu discurso. No entanto, existem certos conteúdos que se adequam a quase todas as audiências e discursos.

Para conseguir a atenção da audiência pode começar por contar uma história. Todos os grandes discursos têm histórias, porque apelam às emoções e ajudam a dar exemplo do seu ponto de vista, assim como contribuem para a maior compreensão do que é apresentado para a audiência.

Uma parte importante do conteúdo do seu discurso é explicar o porquê de estar a fazer aquela apresentação, para aquela audiência. Condense o seu discurso numa frase. Guarde essa frase no seu pensamento e aplique-a num momento do seu discurso, na conclusão por exemplo.

Inclua uma nova informação na sua entrega. Pode ser um recente evento que não estava no folheto, uma estatística encontrada numa fonte menos comum ou  um novo plano que a sua empresa está a conceptualizar. O seu objetivo é fazer com que a audiência leve consigo algo que não sabia até o ouvir falar.

Todos os discursos devem ter um sumário. Experimente aplicá-lo perto do final do seu discurso para mostrar que o mesmo está prestes a terminar.

No final do seu discurso, deixe algo em que o público possa ficar a pensar. Pode ser um pensamento, uma pergunta, ou algo alusivo à sua experiência. Esta frase é muito importante pois é o ficará mais tempo na memória dos seus ouvintes.

É difícil determinar a  fórmula para obter um grande discurso, depende muito da audiência e das circunstâncias em que decorre a sua entrega. No entanto, começar com algo que capte a atenção do público, contar histórias, conhecer o tema que vai abordar, incluir nova informação, resumir e acabar com uma frase poderosa são pontos que vão garantir o sucesso na sua próxima entrega.