5 Princípios para falar eficazmente em público

[Total: 1    Average: 5/5]
Quando se assiste a discursos feitos por celebridades, políticos ou líderes corporativos na televisão ou em público, existem várias pessoas que poderão pensar que estes profissionais nasceram com o dom de falar em público. Muito pelo contrário, a grande maioria das pessoas que discursa em frente a audiências, quer pequenas quer com centenas de espectadores, treinou vários anos para o conseguir fazer de forma eficaz. A formação poderá ser entre media training ou cursos que impliquem um treino constante durante um período de tempo considerável.

No presente artigo reunimos 5 princípios que o poderão ajudar a perceber como tornar mais eficaz o seu discurso em público:

  1. Quando se enganar não o demonstre, ninguém se apercebeu.

Qualquer comunicador profissional poderá cometer um erro na sua apresentação. Se não demonstrar o erro, pedindo desculpa por se ter enganado ou fazendo pausas grandes que levem a audiência a deduzir isso, ninguém se irá aperceber de que está alguma coisa errada. Apenas peça desculpa quando o seu erro for significativo para a apresentação que está a fazer, caso contrário jamais o faça. A menos que a audiência tenha acesso ao seu discurso por escrito, esta não saberá se se esquecer de alguma palavra ou saltar uma ou outra parte.

  1. Pare de tentar ser um comunicador “público”.

As pessoas querem ouvir alguém que seja interessante e com que sintam alguma ligação. Nas conversas que temos no nosso dia-a-dia isso é muito fácil, basta sermos nós mesmos. Quando as pessoas se colocam perante plateias já não conseguem ser assim. O foco na expressão “falar em público” é mais acentuada no público, do que em simplesmente falar. Para se tornar um comunicador profissional eficaz deverá conseguir fazer o oposto: focar-se em falar e não se concentrar no público em si. Tente imaginar uma conversa descontraída com uma ou duas pessoas, fale diretamente para a audiência e consiga estabelecer uma relação com a mesma.

  1. O foco tem de estar na audiência.

De modo a retirar o medo que poderá ter de falar em público e por outro lado a torna-lo mais eficaz no seu discurso, transfira o foco de si próprio para a audiência. Afinal de contas, o objetivo é beneficiar a plateia, através da transmissão de conhecimentos, motivação ou entretenimento. Na preparação da sua apresentação tente reflectir sobre de que modo poderá ajudar a audiência a atingir os seus objetivos.

  1. Antecipação: faça a audiência querer mais.

Quando fizer uma apresentação em público não fale demasiado, não seja exaustivo e deixe a audiência a desejar por mais. O que poderá desejar acima de tudo é que pessoas da plateia digam que queriam ter ouvido mais sobre qualquer que seja o assunto que expôs. Tente instalar a curiosidade e a vontade de querer saber mais e poderá ser que as pessoas procurem informações sobre si, em que outros eventos também é orador, ou sobre o assunto de que discursou.

  1. Pratique muitas, muitas vezes.

O seu objetivo é tornar-se um comunicador eficaz e para isso o melhor conselho é mesmo praticar. As habilidades comunicacionais são muitas vezes tomadas por garantidas, porque como comunicamos todos os dias há pessoas que têm a ideia de que falar em público é simples. Até pisarem um palco. Aí tudo se torna complicado e as palavras temem por sair, a movimentação torna-se ilógica e a apresentação torna-se um insucesso. Mesmo os atletas que são campeões e que conseguem destacar-se constantemente com vários prémios praticam todos os dias. Falar em público exige também uma preparação rigorosa.